O Canal de notícias da Webmotors

Últimas Notícia

Vídeo mostra a evolução dos volantes de Fórmula 1

Hoje repleto de botões, equipamento só tinha alumínio e madeira

  1. Home
  2. Cultura Od
  3. Vídeo mostra a evolução dos volantes de Fórmula 1
Redação Od
Compartilhar
  •  icon
  •  icon
  • bookmark icon

Os diversos botões e telas digitais que hoje preenchem qualquer volante de Fórmula 1 não deviam nem passar pela cabeça dos engenheiros que projetavam o equipamento nos primórdios da categoria. Um vídeo publicado nesta semana pelo canal Donut Media mostra esta evolução valendo-se de volantes históricos que habitam a coleção do Racing Hall do Fame, localizado na Inglaterra.

Na década de 1950, somente madeira e alumínio bastavam para a concepção do componente. O material em couro só chegou na década seguinte e fica marcado no vídeo, com o exemplar danificado e 1969, após um acidente com o piloto Graham Hill.

O formato circular do volante deu lugar a base reta em 1982, mesma época em que os primeiros botões foram implementados. Outro ponto alto do vídeo é em 1984, com o volante assinado por Ayrton Senna.

Outros pontos curiosos são a utilização de um cronômetro no centro do volante de Michel Schumarcher, em 1995, ano em que os paddle shifters (aletas) começaram a ser usadas. No ano seguinte, o carro do alemão ganhou luzes de indicação de troca de marchas, até que em 1999, o equipamento recebeu diversos botões e funções, assim como componentes atuais.

Comentários