O Canal de notícias da Webmotors

Últimas Notícia

Toyota mostra primeiro híbrido flex do mundo

Protótipo baseado no Prius iniciou os primeiros testes de rodagem no Brasil

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Toyota mostra primeiro híbrido flex do mundo
Redação Od
Compartilhar
  •  icon
  •  icon
  • bookmark icon

A Toyota apresentou nesta semana o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com um motor elétrico e outro de combustão interna bicombustível, que bebe gasolina ou etanol – os demais funcionam apenas com motor a gasolina, além do elétrico. Com o biocombustível etanol, o veículo passa a ser o híbrido mais limpo do mundo.

O protótipo utiliza a base do Prius, o híbrido mais vendido do mundo, e iniciou a primeira fase de testes de rodagem na tarde de ontem saindo da região da Cidade Universitária, em São Paulo, para um trajeto de mais de 1.500 km até a UnB, Universidade de Brasília, no Distrito Fcaptional. Até então, os testes tem sido realizados em laboratório desde meados de 2015. Os dados coletados servirão de base para chegarem ao balanço ideal de todo o conjunto de motor e transmissão.

A montadora não cravou a data em que a tecnologia estará disponível no mercado, muito menos em qual modelo a motorização será lançada. Depois da fase de validação, o carro volta para o Japão para concluir a fase de testes e, depois de tudo aprovado, vem a fase de homologação.

Veja o teste do Toyota Prius (sem ser flex, claro):

Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe disse em seu discurso que “sonha que a Toyota possa produzir a motorização híbrida no Brasil”. Não parece um sonho tão distante assim, já que a montadora tem investido com frequencia em suas plantas no país. Em setembro de 2017 a fabrica do grupo em Sorocaba, interior de São Paulo,  recebeu 1 bilhão para a produção do Yaris, modelo de médio porte que vai se posicionar entre o compacto Etios e o sedã Corolla. Além disso, a marca anunciou também a expansão de sua fábrica de motores de Porto Feliz (SP), que vai produzir propulsores para o sedã médio Corolla, a partir do segundo semestre de 2019.

A cereja do bolo seria a Toyora lançar a tecnologia híbrida flex no Corolla fabricado em terras tupiniquins. Seria o primeiro carro nacional oferecido com propulsão híbrida e flex.

O projeto é fruto da soma de esforços dos engenheiros da Toyota do Brasil e da Toyota Japão e faz parte do plano de cumprimentos de metas ambientais, previstas no Desafio Ambiental 2050. Estudos realizados pela montadora apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção de CO² gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados foram ainda melhores, diz a montadora.

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, declarou que a empresa acredita que o híbrido flex, quando produzido em escala comercial, possibilitará a reabertura de um novo período de aprimoramento técnico de toda a cadeia automotiva.

Comentários
https://babyforyou.org

Предлагаем вам со скидкой купить жидкость для электронных сигарет на алиэкспресс у нашего менеджера.